Resistindo à Tentação no Caminho

Joelson Carlos
Joelson Carlos
Updated:
Table of Contents
A TENTAÇÃO E SUA ESFERA HUMANA 
 

1.Conceito bíblico de tentação 

 
Na Bíblia, a tentação se apresenta como um estímulo a desviar-se do caminho de Deus, seja por meio do pecado ou de ações imorais. Ela se configura como um teste de fé e obediência, exigindo do indivíduo a capacidade de discernir entre o certo e o errado, optando sempre pelo que agrada ao Senhor.
 

 2.Duas vias da tentação 

 
O Diabo: é o principal agente da tentação (Mt 4.3; Lc 4.13; 1Ts 3.5). Sobre esse inimigo, Pedro afirmou: “[…] porque o diabo, vosso adversário […]” (1Pd 5.8; ver Tt 2.8), adversário do grego: “antidikos” traz a ideia de um opositor um inimigo (Lc 18.3). Cujo propósito básico é separar o homem de Deus (2Co 11.3). Engana-se quem pensa que o diabo age de forma desordenada. Ele é um ser calculista, ou seja, que age de forma planejada para alcançar os seus objetivos malignos (2Co 2.11; 1Tm 3.7-b). O apóstolo Paulo asseverou que: “precisamos ficar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Ef 6.11). A palavra “ciladas” vem do grego “metodeia”, que significa: “métodos, estratagemas, armadilhas”. O diabo tem um grande arsenal de armadilhas, ele pesquisa meticulosamente (Jó 1.7; 2.2) em busca de nossos pontos vulneráveis (Zc 3.1,3), e não hesita em buscar brechas em nossa vida espiritual (1Pd 5.8), ele age insistentemente para nos levar a pecar contra Deus (Gn 39.10; Ne 6.4,5,13), não desistindo facilmente (Mt 4.1-11; ver Lc 4.13).
 
 Muitas vezes as ciladas perigosas surgem com ares de inocência, mas que são preparadas para pegar de surpresa o crente, tanto na esfera física, como moral, e espiritual. Satanás se não consegue nos destruir ele tenta nos distrair tem coisa que não é pecado mais sim distração(redes sociais, netflix e etc..)1 Cr 11.28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo 1 Cr 6.12 "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas não devo me tornar escravo de nada. Todos nos temos nossas fraquezas é nesse ponto que o diabo vai investir com mais força.
 
 A Carne: 
 
Do grego “sarx”, refere-se a natureza caída, as paixões, os desejos e apetites desordenados que estão presentes em nossa natureza (1Co 10.13; Tg 1.14,15). Podemos dizer que a carne é o mais perigoso de todos os inimigos. Pois, enquanto os demais são externos, este inimigo reside em nós mesmos. “Cada um, porém, é tentado pelo PRÓPRIO MAU desejo, sendo por esse iludido e arrastado. Em seguida, esse desejo, tendo concebido, faz nascer o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte” (Tg 1.14,15 – Bíblia King James). Sabendo disto o diabo nos tenta nas nossas concupiscências. A cerca dessa “natureza” a Bíblia nos orienta a: não andarmos segundo seus impulsos (Rm 8.1-a); nos despojarmos dela (Ef 4.22); e, fazermos morrer seus desejos (Cl 3.5). a carne é fraca - Thiago 1.13-15 E, quando vocês forem tentados, não digam: "Esta tentação vem de Deus", pois Deus nunca é tentado a fazer o mal, e ele mesmo nunca tenta alguém. A tentação vem de nossos próprios desejos, que nos seduzem e nos arrastam. Esses desejos dão à luz o pecado, e quando o pecado se desenvolve plenamente, gera a morte . 
 
Exemplos Bíblicos de Tentação: 
 
A Bíblia oferece diversos exemplos de personagens que enfrentaram tentações, ilustrando as lutas e desafios que a fé humana pode encontrar: 
 
 • Adão e Eva: No Jardim do Éden, foram tentados pelo Diabo a desobedecer á Deus, comendo do fruto proibido. Sua rendição à tentação resultou na queda da humanidade e na introdução do pecado no mundo. 
 
• Jesus Cristo: No deserto, Jesus foi tentado pelo Diabo cerca de 40 dias, pelo menos três tentações serão relatadas mais abaixo . Mt 4 
 
• Abraão: E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. (ARC) Abraão foi colocado à prova por Deus quando ordenado a sacrificar seu filho Isaac. Sua fé e obediência inabaláveis ​​triunfaram sobre a tentação, demonstrando sua profunda devoção a Deus. (ARA) Gn22.1 3.
 
Tentação: um fenômeno humano 
 
  1 Co 10.13 Não sobreveio a vocês nenhuma tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar; pelo contrário, juntamente com a tentação proverá livramento, para que vocês a possam suportar. Tiago 1.13 Ninguém, ao ser tentado, diga: "Sou tentado por Deus." Porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém. 
 
 Existe provação e tentação, Deus prova e o alvo é aprovar (Ex Abraão), Satanás tenta e o alvo é derrubar o crente ou tirar do foco 
 
 O SENHOR JESUS E A TENTAÇÃO 
 
1.A provação do Senhor Jesus Deserto é uma benção quando é um propósito de Deus → é para nos aperfeiçoar . Nem tudo é prova a maioria são consequências de nossas escolhas (ex comprar no cartão Lucas14.28 Se um de vocês quer construir uma torre , primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. )
 
O objetivo de Satanás era desviar Jesus do propósito, qual era esse propósito?
 
 Reconciliação com Deus: Jesus veio à Terra para reconciliar a humanidade com Deus, que havia se afastado devido ao pecado.
 Ensinar o amor de Deus: Jesus veio para revelar o amor incondicional e misericordioso de Deus à humanidade.
 Libertar do pecado e da morte: Através de sua morte e ressurreição, ele venceu a morte e ofereceu a vida eterna àqueles que creem nele.
Proclamar o Reino de Deus: Jesus veio para anunciar a chegada do Reino de Deus, um reino de justiça, paz e amor. 
 
Satanás chegou até a usar Pedro em Mt 16.22-23 Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo, dizendo: -Que Deus não permita! Isso nunca vai acontecer com o senhor! Jesus virou-se e disse a Pedro: - Saia da minha frente, Satanás! Você é como uma pedra no meu caminho para fazer com que eu tropece, pois está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa.  
 
Espiritualmente Forte Ef 6.10-12 Quanto ao mais, sejam fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas ou tentações do diabo. Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão . 
 
2.As áreas que Jesus foi tentado 
 
área física → transformar pedras em pães → devido o tempo do jejum 
área divina→ pedindo que Jesus se atirasse do pináculo do templo pois os anjos o guardariam → mencionando salmo 91.11 → texto fora do contexto 
área espiritual → o incitando a evitar o caminho da cruz a escapar da morte, João 10.18 Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e de tornar a recebê-la, pois foi isso o que o meu Pai me mandou fazer. 
 
 Cristo sem pecado foi tentado e Adão antes do pecado também foi tentado 
 
Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.  Gn 3.6 
 
1-concupisciência da carne (Gn 3.6 – Mt 4.3 pedras se tornem em pães – Gl 5.16)Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 
2-concupisciência dos olhos ( Gn 3.6 – Mt 4.8 todos os reinos do mundo, e a glória deles – Sl 101.3)Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará. 
3-soberba da vida (Gn 3.6 – Mt 4.6 Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo – Mt6.33)buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 
 
Concupiscência é o termo utilizado para designar a cobiça ou apreço por bens materiais, assim como os prazeres sexuais. Etimologicamente, este termo se originou a partir do latim concupiscens, que significa “o que tem um forte desejo”, que deriva da palavra concupera, que quer dizer “ter forte desejo”. Soberbo é aquele indivíduo considerado orgulhoso, altivo, que está dominado pela arrogância. É também um adjetivo que qualifica aquele que é mais alto ou está mais elevado que outro, que tem soberba, vaidoso, grandioso, sublime, magnífico, belo.
 
3.Como Jesus venceu a Tentação Jesus 
 
Venceu as investidas do diabo através da palavra de Deus ,por isso a importância de estarmos alicerçados na palavra nem só de pão Dt 8.3,não tentarás ao Senhor teu Deus Dt 6.16, só ao Senhor Deus adorarás Dt 10.20 
 
Jesus via as escrituras como autoridade suprema de fé e prática 
 
 2 Tm 3.16- 17 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 
Hb 4.12 Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. 
Salmo119.9 De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. 11 Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. 
 
Conclusão: 
 
Todo servo de Deus deve saber que não há tentação invencível. Por duas razões dizemos isto: 
 
A primeira é que Jesus venceu todos os nossos inimigos e nos garante a vitória (Jo 16.33; Cl 2.15). 
A segunda é que quando somos tentados, Deus sempre nos dá um escape “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (1Co 10.13). 
 
Deus não ignora nossa estrutura, mas se lembra que somos pó (Sl 103.14), por isto o nosso socorro é garantido pela compaixão do nosso Deus (Hb 4.15; 2.18). 
 
A tentação é uma realidade presente na vida de todos, não é porque pecou, Jesus não pecou mais foi tentado, Adão antes do pecado foi tentado. 
 
Somos soldados de Cristo estamos sobre ataque constante por isso a nescessidade de todos os itens da armadura 
 
Ser tentado não é pecado, o pecado é ceder a tentação 
 
“deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia (incomoda continuamente) “ (Hb 12.1) 
 
No Final das Tentação Jesus foi servido por Anjos
Em

Comunicar erro

Postar um comentário